Acerte na Lista de Convidados
Elaborar a lista de convidados pode ser um enorme desafio e motivo de saia justa entre os familiares, para evitar problemas, vamos passar uma receita certeira.

Espaço incrível para casamento em São Paulo 

Se você está planejando o seu casamento, receba os nossos mais sinceros parabéns. Será um dia realmente inesquecível na sua vida, digno das melhores histórias. Contudo, assim como a data é fantástica, a preparação é extremamente trabalhosa – para dizer o mínimo. 

Mas não se preocupe, hoje juntamos algumas que dicas que podem te ajudar a resolver alguns problemas, por exemplo, a escolha dos convidados. 

Para  possa relaxar e apenas curtir o dia que é para festejar o amor, ao lado de quem você escolheu para passar a vida, elaboramos uma receita para que você acerte na lista de convidados. Você verá que com o guia certo, ficará muito mais fácil colocar ordem na organização do casamento. 

Então vamos lá!

Casamento Industrial Urbano: saiba mais sobre as possibilidades 

Faça um acordo com o seu amor

Para não se perder no número de convidados, você deve ter um método, uma regra. Assim será muito mais simples garantir que nada fuja do controle. Afinal, todas as decisões serão baseadas  nesse objetivo. 

Por exemplo, você pode criar uma regrinha simples para o casal: cada um tem direito à metade dos convidados. Sendo assim, divide-se por dois todas as obrigações, na prática, essa regra pode ajudar muito, veja só como:

Vamos imaginar que vocês tenham espaço para um número determinado de pessoas e, graças à regra, você precise tirar uma pessoa da lista, significa que o seu par também precisará tirar, abrindo 2 espaços. Tornando a organização dos convites muito mais prática. 

Crie uma linha de prioridades

Depois de terem dividido o número de convites, chegou a hora de descobrir quais são as prioridades, quem deve ou não comparecer ao evento, as pessoas que não podem faltar. Ou então aquelas que, dependendo do clima, não irão fazer tanta falta.

Normalmente, salvo exceções, essa lista obedece a seguinte ordem: em primeiro os parentes de primeiro grau, depois amigos e parentes de segundo grau (sim, estão lado a lado), em terceiro estão os amigos do trabalho, depois amigos do clube (ou cursos), e assim sucessivamente.

A linha de prioridades obedece a um critério simples, qual é a sua relação com a pessoa? Quão parte do seu cotidiano ela faz parte? Pense sobre isso.

Dica: Para descobrir se a pessoa faz realmente parte do seu cotidiano, tente se lembrar  se nos últimos 2 anos você dividiu, ao menos, uma refeição com essa pessoa. Se não conseguir se lembrar de nenhum momento juntos, talvez  ela talvez não precise estar na sua lista de convidados. 

Sua lista deve contar uma história sobre o evento

Ao elaborar uma lista de convidados as pessoas normalmente pensam em camadas, primeiro, colocam todas as pessoas que elas gostam, depois, pensam nas pessoas que são “obrigações”, por último, encaixam aquelas que, se não estiverem presentes, farão falta apenas para terceiros.

Ou seja, nesse cenário, você não está apenas convidando as pessoas que você deseja, mas também as pessoas terceirizadas, que estão lá para agradar a outros convidados. Uma tia que exige a presença de um primo, isso faz mal ao evento.

Concentre-se nas pessoas que você quer que estejam lá, que façam sentido para a sua história, que sejam queridas, amadas, desejadas. Acerte na lista de convidados com essa dica, conte a sua história, não deixe que outros façam por você. 

Há regra para os convites extras

Se você está organizando um casamento, neste momento deve estar pensando: “na teoria é fácil falar, mas na hora de colocar todas essas dicas em prática torna-se tudo muito mais complexo, duvido que seja assim”. Pois bem, podemos defender nossos conselhos.

Para começar, tudo o que dissemos está balizado por anos de experiência no ramo, muito carinho pelos casamentos, dedicação na pesquisa e amor pelos resultados. Acredite, se estamos dando esses conselhos, é porque eles funcionam.

Mas, claro, você pode ter exceções, pode estipular convites extras de última hora, encontrar um espaço para aquele parente distante, ou amigo antigo que havia perdido o contato. Apenas garanta que todas as exceções sejam queridas, agreguem ao resultado e enriqueçam a festa. 

Devo convidar o ilustre desconhecido?

Você conhece muito bem essa história: A lista de casamentos está pronta, depois de muito esforço vocês organizaram as mesas e distribuíram os convidados pelo ambiente, está tudo perfeitamente encaixado…. Quando a sua  prima começa a namorar.

Falta menos de 1 mês para o seu casamento, e a prima, namorando, começa a falar sobre como o novo namorado é incrível, te procura apenas para dizer como ele é fantástico, como ele é uma pessoa maravilhosa. Sugere, levemente, que ele possa ir ao casamento.

Você sabe que uma só pessoa não irá estragar a festa, talvez ele fique lá invisível, não vai fazer diferença. Até que você conhece o sujeito e ele é – com o perdão do termo – detestável. Uma pessoa horrível, uma presença péssima para o dia mais importante da sua vida.

Espaço incrível para casamento em São Paulo 

O que fazer?

Bem, seguindo todas as dicas que foram apresentadas até agora, você pode simplesmente dizer não à sua prima. Diga que talvez o novo namorado não sejá bem-vindo, que a lista já está completa, que as coisas não funcionam dessa maneira.

Contudo, pode acontecer da prima querida ficar magoada e decidir, ela, não ir à festa. Como agir, como resolver? A melhor maneira é agir com amor, carinho e sinceridade.

Explique o seu ponto, relembre o quanto a presença da sua prima fará falta e diga que o namorado novo estará presentes em possíveis próximas celebrações. 

Para contar uma história incrível você deve manter o coração em paz, fazer o melhor, ter sinceridade e agir, sempre, em pró do bem

Qual é a razão dessa última dica? Para você compreender que apesar dos problemas que podem surgir, organizar o casamento é como viver: Com altos e baixos, e as vezes precisamos de uma ajuda. 

Em outras palavras: será preciso adaptar-se, desde que, sempre, o objetivo seja espalhar amor.

E assim, com essas palavras de carinho que nós terminamos o artigo. Esperamos que tenha encontrando boas dicas sobre como acertar na lista de convidados.

Quer saber mais sobre o assunto? Deixamos o convite para que você acompanhe o nosso blog. Somos especialistas em casamentos, na construção de grandes histórias, para nós é um prazer dividir com você tudo o que sabemos sobre o assunto.