Como escrever Votos de Casamento
Você quer saber como escrever os votos de casamento sem cometer erros? Conheça as nossas dicas.

Escrever os votos de casamento não é uma tarefa fácil. Embora só você saiba o que sente pela pessoa amada, na hora de colocar os sentimentos no papel as coisas podem ficar confusas. Existe ainda aquele problema da falta de criatividade, quando o papel em branco trava qualquer escritor.

Pensando nesses problemas, nós elaboramos um artigo para soltar a sua mão. São tarefas e exercícios que você irá colocar em prática para fazer sua criatividade aflorar. Assim você será capaz de escrever os votos de casamento que a outra pessoa merece.

Procuramos fazer uma lista voltada para todos os públicos. As dicas servem para noivos e noivas, até mesmo para os padrinhos ou madrinhas que forem ajudar nesse momento.

Faça uma lista das qualidades

O primeiro segredo para começar a escrever os votos de casamento está em fazer uma lista das qualidades do seu par, e aqui não há o compromisso com poesia, com rimas, nem que a lista faça muito sentido.

Solte a mão e comece escrevendo tudo o que você gosta ou admira na outra pessoa. Tente começar pelos atributos psicológicos, depois passe aos físicos. Por fim, fale do comportamento, hábitos e da maneira como a outra pessoa faz as coisas.

Tente encher ao menos uma folha com essa lista, temos certeza de que a tarefa será fácil. Basta sentar-se por alguns minutos, pensar com carinho no assunto e deixar a mão escrever.

Busque por frases em obras de escritores e escritoras

Após seguir a primeira dica, está na hora de buscar referências. Nossa dica é que você vá atrás dos grandes mestres no assunto, como escritores e escritoras com fama. Sim, sabemos que aquele primo fez votos lindos no casamento dele, mas o ideal é que você se inspire nos gênios.

Escritores do romantismo são contraindicados para essa pesquisa. Embora possa parecer brincadeira, estes escritores possuem um perfil pessimista sobre o amor. Muitos deles falam somente do amor não correspondido, da dor de amar.

Dê preferência para quem escreve coisas boas sobre o sentimento. Busque frases marcantes, ou então passagens divertidas e agradáveis. Enfim, leia, leia muito. Essa é uma das tarefas mais gostosas da nossa lista.

Escreva uma linha do tempo

Agora chegou o momento de você escrever uma linha do tempo do relacionamento. Para conseguir fazer os votos de casamento você precisa ter bem claro na mente quais são as questões que deixaram marcas na história do casal, logo, essa tarefa será importante.

Não se preocupe em fazer uma história bonita, nem desenvolver frases poéticas. Essa linha do tempo é como a lista de qualidades, serve apenas para trazer à mente as boas sensações do relacionamento.

Dica: Escreva tudo- onde se conheceram, aonde foram pela primeira vez, todos os porquês do relacionamento. Busque na memória e coloque no papel. Uma folha deverá ser o bastante.

Veja mais sobre espaço para casamento ao ar livre

Escreva várias versões

Agora você vai começar a escrever realmente os votos de casamento. Se você concluir as três dicas anteriores sem trapaça, irá perceber que escrever os votos se tornou muito mais fácil. Bastará misturar tudo o que foi produzido.

A dica é escrever várias versões, com diferentes dosagens dos elementos. Por exemplo, em uma, aposte bastante nas qualidades, deixando as citações e as histórias em segundo plano. Faça outra do modo inverso, fala bastante das histórias, carregue nas citações e cite poucas qualidades.

Você irá perceber qual versão mais se encaixa com o perfil do casal e com o que você deseja falar para a outra pessoa. Normalmente o segredo está em dosar as qualidades com as histórias e usar as citações apenas para pontuar as passagens.

Deixe as emoções aflorarem

Para escrever os votos de casamento você terá que se expor. Vamos deixar essa verdade bem evidenciada antes que alguém acredite no contrário. Não dá para falar de sentimentos sem deixar que as emoções aflorem.

Se você for uma pessoa muito contida ou envergonhada, tudo bem, talvez acessar esse lado mais emotivo da sua personalidade vá exigir uma preparação maior. Contudo, evite usar armaduras.

Nada de ficar impassível na hora de escrever os votos, ou então optar por frases frias e objetivas. Busque em você o que o amor pode oferecer de melhor, é para encontrar o poeta (ou a poetisa) adormecidos e trazer à tona esse sentimento.

Seus votos farão a outra pessoa chorar de emoção, e provavelmente muitos familiares. Aí você terá certeza de que acertou na escolha das palavras.

Saiba mais sobre a história da Casa Bovero

Dicas finais para escrever os votos de casamento

Entre no espírito da comemoração! Não deixe que apenas a outra pessoa se preocupe com as pesquisas e com a organização, enquanto você fica esperando a data chegar. Ajude, informe-se, leia sobre o assunto, veja vídeos e acompanhe blogs.

Tomar essas atitudes fará com que você participe da atmosfera do casamento muito antes da data, o que ajudará na hora de escrever os votos. O ideal é que você tenha ao menos 5 ou 6 versões deles escritas meses antes da celebração.

Será uma data insubstituível, a outra pessoa merece que nesse momento você faça tudo com extrema dedicação. Seu amor irá notar quando você deu tudo de si para escrever os votos de casamento, tenha certeza disso.

Gostou das nossas dicas ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Siga no nosso blog. e receba mais notícias e novidades sobre o universo dos casamentos! 

Para nós é um prazer enorme dividir com você tudo o que sabemos sobre o assunto.